Cinco motivos para acreditar em um futuro melhor para o jornalismo

Dominique Delport é CEO do Havas Media. O cara comanda uma das maiores empresas de tendência de mercado de comunicação digital e mídia. Ele não acredita que os jornais estão mortos. Ele espera em uma mudança profunda no modelo de negócio do jornalismo. E o primeiro item na cartilha de sobrevivência é conteúdo de qualidade.  E lista os cinco motivos para enxergar um futuro melhor. Vou listar bem resumidinho, mas tu pode acessar a apresentação dele lá no final para ler a íntegra em inglês.

1- Crescimento da classe média global: destaque para a classe média da China e da África. A América Latina e Central figuram na expectativa de aumento de poder de consumo.

2- Mobile first: o celular passará a ser a primeira tela em breve e a TV será segunda tela, seguida de tablet e laptop. Ele apresenta um curioso gráfico do buzzfeed sobre a redução da dependência do Google e aumento da relevância do Facebook. Também cita o relatório de inovação do NYT para ressaltar a transição digital.

3 – Mais popular: neste item sugere que se crie segmentação de conteúdos seguindo o conceito de “novelas”, ou sejam sequência de assuntos ou temas, sugere histórias em vídeo, criar jornalistas que são “marcas” – identificados com conteúdos, valorize leitores e crie eventos

4 – Dados e mais dados: sugere investimentos em jornalismo de dados, visualização de dados, segmentação por meio de dados

5 – inovação e agilidade: inovar para simplificar a leitura e ampliar a instantaneidade das publicações. Personalize e socialize o seu conteúdo. E tenha em mente que o jornal é UTIL.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s