Online: o ponto da virada chegou

Desde 2004, o Pew Research Center survey data publica um estudo sobre o estado da mídia nos Estados Unidos, o State of the Media. O relatório divulgado na semana passada traz duas notícias significativas para o jornalismo: a opção por ler notícias na web cresceu nos últimos anos em relação a outros veículos e empresas de tecnologia começam a investir em produção de conteúdo próprio. A pesquisa foi realizada e se aplica aos EUA, mas o comportamento da audiência americana não demora a se refletir por aqui.

CONSUMO DE NOTÍCIA
Em dezembro de 2010, 41% dos americanos citaram a internet como o local para notícias nacionais e internacionais, 17% superior ao ano anterior.  Quando questionados sobre qualquer tipo de notícia, 46% afirmaram ler notícias na web pelo menos três vezes por semana, passando, pela primeira vez, a preferência pelo jornal impresso, que ficou em 40%.


NOVOS INTERMEDIÁRIOS
Google e Facebook são os novos intermediários de notícias, papel desempenhado pelas grandes empresas de mídia até então. Essas companhias agregam e conectam conteúdos por meio das ferramentas de busca e compartilhamento. E eles possuem o bem mais valioso: conhecem a  audiência e produzem conteúdos dirigidos (user-directed world).  Neste ponto há uma conclusão controversa: content is no longer king.

AGREGADORES
Depois de muitos anos investindo na tecnologia de agregar conteúdos, empresas onlines de tecnologia agora investem em produção de conteúdo. Só em 2010 a AOL contratou 900 jornalistas e depois demitiu 200 com a aquisição do HuffPost. Yahoo! também é citada como exemplo de reestruturação em 2010 por contratar dezenas de jornalistas e montar projeto de jornalismo nos EUA.

Mais sobre a pesquisa:
O relatório completo pode ser lido aqui, em inglês
Faça uma leitura interativa dos resultados

Whos owns the news media

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s