Jornais impressos: quanto menor, melhor

Lendo os resultados da pesquisa EyeTrack07, do Poynter Institute, me detive na variável “reading depth” na qual é comparado o tempo de leitura por formato do jornal impresso. Sempre preferi ler no tamanho tabloide por achar mais prático e por hábito, cresci no Rio Grande do Sul, onde os jornais têm esse formato. O resultado do estudo confirma que os formatos menores têm leitura mais longa.

No site da Wan, achei um artigo que discorre sobre as opções de formatos de jornais pelo mundo. A escolha gaúcha, diferente dos jornais do centro do país, é a mesma dos hermanos gauchos. Na Argentina, apenas o La Nácion é broadsheet (standard no Brasil).  Clarín, Página 12, Perfil, Óle (sports), La Razón, La Prensa, Crónica and Diario Popular são tabloides. E até os importantes jornais de economia optam pelo formato menor: Ambito Financiero e El Cronista.

Já na Índia, o formato determina o caráter do jornal. Os impressos em broadsheet são considerados sérios, de credibilidade. Os formatos tabloides por lá são jornais de bairro ou populares. Não há nenhum jornal de “mainstream” na Índia em tamanho pequeno.

Imagino que só até os tablets se popularizarem na Ìndia e esse dia não deve estar muito longe. Não foi à toa que Steve Jobs formatou o iPad em 242,8 milímetros de altura e 189,7 milímetros de largura. O tablet da Apple é  a evolução do tabloide.

Os tamanhos dos jornais:
Broadsheet ou standard
Dimensões: 750 x 600 mm (29.5″ x 23.5″)
Origem: o termo broadsheet deriva de um panfleto de sátira política vendido pelas ruas, o qual se tornou popular na Grã-Bretanha depois de 1712, época em que o jornal pagava imposto por página. Na Austrália e na Nova Zelândia, há uma variação no tamanho broadsheet: 841 x 594 mm – 33.1″ x 23.4″.

Berliner
Dimensões: 470 mm × 315 mm (18.5″ × 12.4″)
Origem: o formato também conhecido como Midi é mais usado na Europa. O jornal de Berlin, ‘Berliner Zeitung’, pode confundir o vivente, já que é chamado de ‘Berliner’, mas não possui as dimensões próprias do formato.

Tabloide
Dimensões: 430 x 280 mm (16.9″ x 11.0″)
Origem: o tabloide é conhecido por ter “metade do tamanho do broadsheet”. Mas se for levar pela fita métrica não é exatamente esse o cálculo, já que o broadsheet fica em 750 x 600 mm (29.5″ x 23.5″). A origem vem do tipo de jornalismo chamado de tabloide que compactava histórias em pequenos textos, fáceis de ler. O jornalismo tabloide recebeu esse nome das pílulas tabloides lançadas em 1880’s, as primeiras compactadas e fáceis de engolir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s