Não vale a pena substituir um bom jornalismo

Gosto dos dias de provocação como hoje: nos fazem pensar, refletir e aprender. Depois de uma discussão sobre leads em textos jornalísticos na Redação, voltei aos meus livros para revisar a origem dessa técnica de redação e reportagem. Um dos clássicos que estudei no tempo da graduação na Famecos-PUC é o livro do Adelmo Genro Filho, O Segredo da Pirâmide. (hoje em ebook!)

No capítulo IX, Adelmo discorre sobre o uso da narrativa singular e particular para reportar um fato ou recorte da realidade e põe em discussão a objetividade jornalística. Teoria marxista  e regras textuais inflexíveis à parte, Adelmo reforça que o lead e a pirâmide invertida objetivam  “ilustrar que a notícia caminha do mais importante para o menos importante”.

No trecho final do capítulo, a discussão da relação entre jornalismo, literatura e arte nos faz refletir sobre a tentativa muitas vezes frustrada de levar ao leitor a emoção e a vivência do personagem. Para a prática do new journalism ou jornalismo literário é preciso mais do que a técnica de apuração e redação, é necessário talento literário.

Na dúvida, siga a orientação do Adelmo: “Quanto ao jornalismo literário, as boas exceções confirmam a regra: não vale a pena substituir um bom jornalismo por má literatura.” (pp. 183-202)

Leia o livro na íntegra aqui.

LEAD:
O lead é uma técnica de reportagem que responde a 6 ou 9 perguntas (depende do autor). As seis perguntas clássicas são quem, fez o quê, quando, onde, como e por quê .  Já o professor João de Deus defende nove:  Quem fez? O quê? A quem? Quando? Por quê? Para quê? Onde? Como? Com que desdobramentos?
PIRÂMIDE INVERTIDA:
Já a pirâmide invertida é técnica de texto que coloca o mais importante primeiro, ou seja, na base da pirâmide de cabeça para baixo. O que está no cume ou em último no texto é o conteúdo que poderia ser cortado sem prejuízo para o entendimento do leitor.

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