The Independent conecta leitores e colunistas via Facebook

Para milhares de pessoas, o Facebook é a página inicial do navegador. Os sites dos jornais são visitados diariamente, mas não necessariamente pela capa principal. O jornal The Independent, da Inglaterra, se embedou na lógica de navegação por compartilhamento e encontrou uma solução para estar presente e oferecer um conteúdo direcionado.

A partir de um novo recurso no site do jornal, você pode apertar o botão do “Like” em uma matéria de determinados jornalistas, como de Johann Hari. Além de recomendar aquela leitura aos seus amigos, você passará a receber um alerta no seu Facebook a cada nova notícia publicada por aquele autor.

O recurso é mais um passo para integrar as notícias e o Facebook. Hoje a maioria dos veículos tem a sua “página” na rede social e posta ali alguns tópicos para estimular discussão.  Outros fizeram a experiência de transformar o compartilhamento em uma ferramenta de produção de reportagens, como o Financial Times. Veja que nestes casos a decisão do que publicar é do jornal.

O botão de like nas matérias do Independent dão ao leitor o poder de decidir se quer seguir e receber as demais matérias daquele autor. É parecido com o feed de “RSS”, mas com a vantagem de ser integrado à rede social e personalizado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s