Me ajude a investigar

O jornalista britânico Paul Bradshaw criou uma ferramenta independente de jornalismo colaborativo. HelpMeInvestigate é um site simples no qual os usuários fazem provocações ou questionam situações da vida cotidiana e pedem ajuda para resolver.

Os “detetives” do site devem ter um perfil e aceitar o desafio de investigar o assunto. Os questionamentos resultaram em centenas de reportagens construídas a partir da sugestão e apuração dos leitores e dos mediadores.

A lógica é parecida com o Yahoo! Respostas, mas direcionado para a comunidade local de Birmingham, na Inglaterra. Para Bradshaw, esse modelo quebra o tabu de que uma grande reportagem precisa necessariamente ser secreta:

“Journalistas pensam que o jornalismo investigativo deve ser secreto, mas  [HelpMeInvestigate] deve ser visto como propriedade tanto da comunidade quanto dos jornalistas. As pessoas podem contribuir com seu conhecimento sobre determinado assunto e jornalistas sem nenhum recurso pode usar essa ferramenta para pedir ajuda. ”

Outros modelos parecidos de jornalismo colaborativo são FixMyStreet e o TheyWorkForYou, ambos na Inglaterra.

Leia mais sobre o assunto no The Guardian

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s