Sola de sapato como souvenir

* texto publicado na página Recortes de Viagem, no Caderno Viagem de Zero Hora

Carrego uma máxima na bagagem: quanto mais sola de sapato se gasta, mais a viagem é absorvida pelo turista. Por isso, o tênis é item obrigatório. Foi ele que me levou degrau a degrau até o alto da Torre Eiffel em Paris. Ao chegar ao Campo de Marte (Champ de Mars) e deparar com uma fila que fazia várias voltas para embarcar no elevador, a decisão de subir de escada foi imediata. Além de custar mais barato, a visita seria mais intensa.

À medida que avançava pela estrutura de ferro do século 19, sentia o vento e a liberdade de estar longe da terra firme. O cansaço e a ventania que enredava meus cabelos eram amenizados com a boa conversa da minha anfitriã, uma franco-brasileira que visita a torre como eu a Usina do Gasômetro.

Ao passo que ganhávamos altitude, íamos absorvendo drops de história. Uma série de cartazes relata em textos curtos a sorte de Gustave Eiffel, arquiteto vencedor do concurso internacional para a construção da torre em comemoração aos cem anos da Revolução Francesa, em 1889. E pensar que, seguido à risca o regulamento, a obra seria destruída 20 anos depois da construção. Só não foi porque a estrutura serviu de suporte para antenas de rádio e televisão.

Já no alto, o vislumbre da paisagem se impõe. Museu do Louvre, Catedral de Notre-Dame, Grand Palais, Petit Palais, Arco do Triunfo, Champs Elysées e obelisco podiam ser apreciados a olho nu. Aos curiosos, o mirante oferece novos contos para leitura. Entre as histórias ou lendas, um elefante que subiu ao primeiro piso, um equilibrista que cruzou o Sena a partir da torre e tantas outras pessoas que competiram na prova de subida em velocidade.

A Eiffel, símbolo de ousadia, atrai os corajosos que, como eu, gostam de ultrapassar limites. O meu foi vencer a subida e ser recompensada pela vivência. De lambuja, trouxe para casa como souvenir a sola do tênis que chega a estar deformada de tão gasta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s