Por que Avatar não arrasou quarteirão

Grandes sucessos já não arrasam quarteirões. Avatar é um campeão de bilheteria, definitivamente está entre os hits do momento, mas ele não carregou a massa. Não como fez Titanic em 1997, quando foi o filme do ano. Dez em cada dez pessoas assistiram, gostaram e saíram cantando a trilha da Celine Dion do cinema.

Avatar é controverso. Está no topo, mas não é uma unanimidade. Na equação da cauda longa de Chris Anderson, o filme estaria no topo da linha decrescente, mas dividindo atenção com outros de interesse singular a pequenos grupos.

Essa é a mudança de comportamento que redireciona drasticamente a indústria do entretenimento e da mídia no mundo. Dificilmente se criará um novo Titanic. Passamos da era dos hits de massa para a época de massas de hits. Cada hit tem um público menor e, supostamente, mais engajado.

No dia-a-dia se percebe essa mudança de comportamento no cotidiano. As novelas da Globo influenciam, mas não homogeneizam preferências. Novas bandas surgem a cada dia no Brasil, mas você sabe dizer qual é grupo de maior sucesso do ano?

Anderson diz que a mudança vem da nova geração de jovens que se recusa a confiar em “figuras divinas” que lhes dizem o que é importante. Eles têm ao alcance informações e opções em abundância para tomar as próprias conclusões.

O último filme de Cameron tem o mérito de estar no hit “e” no nicho. Um filme da era da cauda longa que conquistou aqueles consumidores volúveis, que correm atrás do efêmero, e aqueles que buscam um sentido e aderem à causa.

Em bilheteria os dois filmes estão disputando ingresso a ingresso para entrar para a história. Mas por mais que os números se igualem ou sejam superados, a equação que mede o sucesso mudou.

Leitura recomendada:
A Cauda Longa
Chris Anderson
229 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s