Desafio: um tempo para pensar sem a internet

Quem nunca perdeu um prazo por se distrair com um site na web enquanto deveria concluir um trabalho? Ou quantos alunos não perdem uma disciplina por não conseguir manter o foco na aula? Eu, pelo menos, tenho dificuldade em focar por muito tempo em uma leitura online, sem me render a um hiperlink e a outro, a ponto de esquecer o ponto inicial.

Porque não desligar a ligação ao mundo online durante os minutos necessários para que possamos acabar um trabalho sem distrações? Tipo um compromisso de minutos ou duas horas sem ligação à rede. Pode ser muito difícil, a não ser que a abstinência seja programada. Ou seja, não dependerá apenas da nossa força de vontade, que muitas vezes não é de ferro.

O Fred Stutzman implementou isso em um aplicativo, freeware chamado Freedom. Esta aplicação desliga a nossa ligação à rede (sem fios ou ethernet) durante um período à nossa escolha até um máximo de 3 horas. Para a repor temos duas opções, ou deixar o período estipulado chegar ao fim (com o restabelecimento automático da ligação) ou reiniciar o computador.

Não me interpretem mal: não estou em uma campanha para desconectar o mundo. A web está “embedada” na minha vida de tal forma que nem consigo me lembrar como eu consegui viver sem ela. No entanto, como ela nos fornece respostas imediatas, nos dá a falsa impressão de que podemos saber de tudo. Mas para conhecer é preciso parar, refletir e pensar.

O único problema é que o Freedom só funciona em MACs, pelo menos por enquanto. Ou seja, os usuários de PCs só poderão contar com a força de vontade. E aí, aceita o desafio?

Deixe um comentário

