O que está por vir está baseado em tags

Exatamente o que vem pela fente na produção jornalística da web é um enigma. Mas o certo é que o que está por vir estará baseado em etiquetas para localização de conteúdo.

No mundo dos átomos, as bibliotecas catalogavam livros e os biólogos classificavam animais por taxonomia, uma indexação por critérios científicos. Com os bits e a web 2.0, a taxonomia (classificação) foi apropriada pelos usuários (pessoas ou folks) e criou-se o conceito de classificação por gente.

Isto é chamado de folksonomia

A

Essas etiquetas se agrupam em nuvens, e quanto mais uma tag é citada ou quanto mais uma palavra é procurada, maior estará seu espaço na nuvem.

nuvemtagsA Revista Capricho, por exemplo, faz o tagueamento das suas reportagens baseado nas palavras usadas pelo seu público-alvo.

A jornalista Daniela Bertocchi elaborou um trabalho de focus group e de enquete online para descobrir que termos eram mais usados pelas meninas que liam a revista. A ideia era adequar palavras como gloss e rímel, em vez de brilho e máscara. O resultado é uma redação que fala a língua do seu público e que elabora textos com vocabulário controlado para tagueamento do site.

Na web semântica ou web 3.0 se espera que os buscadores saibam responder a toda e qualquer pergunta elaborada pelo usuário. Que as respostas não sejam imprecisas, inadequadas ou exijam do usuário uma seleção e reorganização dos resultados. Por tags, os sistemas de buscas poderão ler exatamente o que “falam” os usuários e responder o necessário.

Um exemplo de site 3.0 é o Wolfram Alpha que já havia comentado aqui no blog anteriormente. Tim Berners-Lee, o criador da world wide web, acredita que a web semântica estará em pleno vapor em 2015. Ele certamente está certo. Talvez antes disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s