Preconceito no Twitter?

O humorista Danilo Gentili postou uma frase enigmática no microblog Twitter: “King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”

perfilgentiliA frase foi interpretada pelos tuiteiros de plantão como ofensiva e provocou um debate na rede social.  Gentili é apresentador do CQC da Band. O que ele fala e escreve tem repercussão muito maior do que um tuiteiro com um círculo de amizades restrito. Talvez sem consciência da influência que ele exerce para seu público (ele tem 175.434 seguidores hoje), o  humorista primeiro defendeu a frase e depois tentou explicar:

Justificativa: “Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de viado e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados. Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado”, escreveu no blog pessoal.

Explicação: “Reparem: na piada do KingKong nao disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein”, tuitou depois da polêmica.

A emenda parece ter piorado a percepção do público e o caso foi encaminhado ao Ministério Público. A Folha de São Paulo informa  que o MPF em São Paulo analisa se houve discriminação racial do comunicador.

Discriminação racial é crime na esfera privada e pública, mas se fosse uma pessoa pouco conhecida que tuitasse a frase também estaria em avaliação no MPF e suscitando esse debate?

Anúncios

Um comentário sobre “Preconceito no Twitter?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s