Espanha é líder em audiência de teletexto

Na faculdade eu tive uma cadeira chamada telemática e teletexto ou algo parecido. Lá pelo anos de 1996 ou 97, talvez.  Telemática era apenas um termo usado para agregar toda a história dos computadores e das novas tecnologias que naquela época não estavam tão na moda. A televisão era a mídia mais forte. A internet se popularizou no Brasil a partir de 1995. Mas o teletexto era uma tecnologia nova, promessa de expansão para o mundo!

Significava que a pessoa que estava assistindo televisão poderia, num zap, trocar de canal e ler um texto. Na tela do televisor! Era inovador. Mas não correspondeu às expectativas de crescimento. Para minha surpresa, soube esta semana que a tecnologia é sucesso absoluto na Espanha. São oito milhões de pessoas que assistem esse conteúdo diariamente.

O teletexto usa tecnologia de sms para gerar os textos e foi desenvolvido nos anos 90. Na Espanha, os mais experientes, acostumados a ler o texto na televisão, até se perguntam por que acessar a internet… A resposta você terá facilmente ao observar a interface do serviço na imagem abaixo:

teletexto

Anúncios

3 comentários sobre “Espanha é líder em audiência de teletexto

  1. Até que os espanhóis têm razão… Se é pra acessar sites do formato “1.0”, a única vantagem da internet é o visual, pois é muito mais cômodo receber tudo na TV.

    Mas, para os que gostam de interagir, não tem comparação.

  2. alecduarte disse:

    Ah, eu tinha guardado essa prum post mais pra frente… tomei furo, paciência!

    Agora vou pensar em como voltar ao tema sem redundar na tua ótima exposição sobre essa coisa tão insólita quanto maravilhosa.

    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s