Quando uma redação perde o controle, blogs assumem o front

O jornal The New Tork Times passou por uma situação embaraçosa nesta semana. Segundo uma nota publicada pelos próprios editores da revista semanal do jornal, fotos com imagens manipuladas foram publicadas e os leitores perceberam a falcatrua.

O erro foi apontado por pelo menos dois blogs, antes do NYT assumir o equívoco. O MetaFilter e o PDN Pulse. Na verdade, as fotos eram de um fotógrafo freelancer, mas é a imagem do jornal que fica maculada.  Poxa, até tu Brutus!

Aqui no Brasil há um caso clássico de falta de desconfiômetro, bem mais grave que o fato ocorrido no New York Times pelo teor do assunto. É uma foto do acidente da TAM de julho de 2007, em que uns espertinhos inseriram um “corpo em chamas caindo” do prédio em Congonhas. A foto foi publicada por sites nacionais, até que se descobriu através de leitores que a foto era uma fraude.

montagem tam

Apesar da correria de uma redação na produção de conteúdos, é imprescindível adotar a rotina de checagem do conteúdo de jornalismo. E sempre acionar o botão desconfiômetro. Ainda bem que quando os jornalistas falham, os leitores estão atentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s