Efeito Obama

No Fisl 10, evento de tecnologia da informação que aconteceu em Porto Alegre, o presidente Lula disse que a educação está subvertida: pela primeira vez os netos ensinam os avós, pelo menos em relação ao uso do computador e da internet. Agora é preciso que as crianças ensinem também aos políticos e à Justiça brasileira.

A estratégia de campanha do candidato Barack Obama ficou mundialmente conhecida por conquistar um público jovem, usando a web. Depois de eleito, lançou o blog da Casa Branca e turbinou o perfil no Twitter , atualmente com 1,584,397 seguidores. Na passagem por Porto Alegre,  Lula anunciou que também quer ser Nerd e prometeu lançar seu blog em um mês.

Que a iniciativa do presidente sirva de exemplo. Neste ano, o Brasil começou a discutir projetos de lei (PL) para liberar o uso da web nas eleições. Na Câmara dos Deputados tramitam PLs que pedem a liberação do uso da internet na campanha de 2010, incluindo a possibilidade de usar o Twitter e blogs para divulgação de ideias e sites para a arrecadação de dinheiro.

Em 2008, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB – RS) foi repreendida pelo Poder Judiciário, que a responsabilizou por um vídeo dela colocado no You Tube por um eleitor. Na época, ela era candidata à prefeitura de Porto Alegre. O argumento foi que Manuela não poderia ter dois sites de campanha oficiais, então um teria que sair do ar. Ou seja, o juiz certamente não tem perfil no You Tube e talvez nunca tenha assistido um vídeo na web. Será que ele sabe o que são redes sociais?

Nossos netos terão muito trabalho até o ano que vem.

Anúncios

Um comentário sobre “Efeito Obama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s