Tanto lá, tão pouco aqui

Inevitável a comparação. Somos um povo colonizado pela cultura norte-americana. Comemos sanduíche do McDonald´s, assistimos filmes de Hollywood, usamos adesivos do Obama em nossos carros. Só o que não conseguimos absorver aqui são os avanços tecnológicos na mesma velocidade.

Na verdade, ficamos bem atrás. Vejam os números: o acesso à internet chega a 44,5 milhões de brasileiros pela Ibope Nielsen Online. Isso representa, segundo o censo do IBGE de 2007, 24,2% do total da população brasileira (183,9 milhões).

Pelo menos, a pesquisa mostrou que o tempo de navegação do brasileiro, considerando casa e trabalho, foi de 40 horas e 41 minutos em abril, o que é considerado alto.

Agora vejam a situação na terra do Tio Sam. Mais de 80% dos americanos têm computador em casa e 92% têm acesso à internet, segundo a Nielsen Online. A Internet é, por larga margem, a mais popular fonte de informação e a escolha preferencial para obter notícias, superando televisão, jornais e rádio, de acordo uma pesquisa da Zogby Interactive veiculada nos Estados Unidos.

Mais da metade das pessoas afirmaram que selecionariam a Internet, se tivessem de escolher uma única fonte de notícias, 21% televisão e 10% rádio e jornais.

A Internet também foi selecionada como a mais confiável das fontes de notícia por cerca de 40% dos adultos, 17% optaram pela televisão, 16% ficaram com jornais e 13% com rádio.

Aqui na terra Tupiniquim seguimos acreditando mais na televisão, lendo menos jornais e usando rádio para ouvir música. Tudo bem, eu sei que acesso à internet depende de investimento público, mas bem a iniciativa privada poderia incluir essa meta na nossa cocacolonização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s