Embate on x off no cinema

stateplayAdultério, traição, conflito de interesses, mortes, mistério, falência dos jornais impressos. Intrigas de Estado (State of Play) é um bom filme, não apenas pela sedução do enredo envolvente, mas principalmente por trazer à tona uma discussão atual com seriedade: a disputa interna entre o “velho”  e o novo jornalismo.

No filme, o repórter Cal McAffree interpretado por Russel Crowe representa o jornalismo impresso, de grandes reportagens e caro, e a blogueira novata (Rachel McAdams) aparece no lado oposto: jornalista barata, iniciante que busca publicar tudo na velocidade da internet, mesmo sem uma investigação a fundo.

Entre os dois, a editora, interpretada por Helen Mirren, desesperada às voltas com os novos proprietários do Washington Globe, jornal falido que acabara de ser vendido.  A cobrança do deadline e das vendas do jornal permeiam todo o embate entre apuração e publicação.

Como toda produção hollywoodiana, o filme contrói estereótipos: a editora fria e sem escrúpulos, o repórter veterano apaixonado pela notícia e incorruptível, a novata ambiciosa e o político mau-caráter.

O roteiro apresenta críticas à indústria da fofoca, à imposição da velocidade na mídia online e à falta de comprometimento de blogs. Em contrapartida, retrata o trabalho de apuração de acordo com os moldes de antigamente. 

O filme faz lembrar “Todos os homens do presidente” (1976), sobre o Caso Watergate, escândalo político que culminou na renúncia do então presidente americano Richard Nixon. A diferença é que esse é baseado em uma história real, de jornalismo de verdade. Já Intrigas de Estado, baseado em uma série fictícia da BBC, é um filme que traz reflexões, mas foi feito para entreter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s