O roubo da prova

Eu roubei uma prova. Para uma menina de 10 anos, conseguir a prova era um desafio, uma aventura. Foi no colégio no ano de 1900 e deixa para lá. Confesso que havia deletado o episódio da minha memória. Os reencontros servem para isto: relembrar que teu passado te condena.

Não me lembro do que se tratava aquele exame, deveria ser matemática, só pode. Ainda hoje contas e cálculos me levam à loucura. O fato é que a turma de larápias se reuniu nesta semana, 14 anos depois de formadas do segundo grau, para contar as vantagens dos bons tempos em que armávamos crimes quase perfeitos e curtíamos amores platônicos.

Taís teve a ideia, Mari divulgou, Cris liderou e delegou responsabilidades e a Ju… fez o que mesmo? Deve ter traçado um plano de vendas da prova para os demais colegas, ou algo assim.

Mas quem ficou com a tarefa de efetivamente colocar a mão nas questões fui eu. Afinal, era descolada, desinibida, corajosa. Mas também bobalhona, ingênua e fofoqueira.

Enquanto duas distraiam a professora, eu dava o bote. Fiquei tão orgulhosa do meu feito que cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi… contar para minha mãe! Tsc, tsc, tsc

No SOE (serviço de orientação educacional), no dia seguinte, entrei para a lista de ovelhas negras do colégio. Mas não entrei sozinha. E também não sairia sozinha. Estava com minhas amigas para a vida. Hoje eu sei que  momentos como este provam quem é quem. O certo é que o colégio passou, os amores plantônicos viraram reais, mas as amizades e as lições ficaram para sempre.

Estávamos na quarta série do ensino médio. A professora deixou a prova que aconteceria no dia seguinte em cima da mesa.  Claro, foi uma provocação.

Deixe um comentário

