Cobrança por conteúdo online é realidade nos EUA

Depois de ser muito debatido, considerando prós e contras, por empresários de empresas de jornalismo na web, o micropagamento foi anunciado nesta semana pelo MediaNews, um dos principais grupos de jornais impressos dos EUA. Situado na Califórnia, e empresa que controla 54 diários vai começar a cobrar por parte do conteúdo online. O grupo detém alguns bem conhecidos como Denver Post, Detroit News, Salt Lake Tribune e San Jose Mercury News. Mas os leitores vão pagar por um conteúdo que estão acostumados a ler de graça?

Os detalhes da operação do MediaNews não foram anunciados, mas a administração já divulgou em uma carta aos funcionário as diretrizes. Segundo notícia publicada no site MediaPost, entre os planos do grupo estão:

1) parar de reproduzir todo o conteúdo impresso no meio online (o que significa que algumas matérias vão aparecer somente na edição em papel);
2) reformular o conteúdo online para atingir uma audiência mais jovem; e apostar em cadastro obrigatório e cobrança de taxa para os usuários que não são assinantes da edição impressa e que desejam ler notícias na versão online. 

Ao descrever a nova estratégia para monetizar os conteúdos, a carta dizia: “Não estamos tentando inventar um novo produto, mas em vez disso, dizendo aos nossos leitores que o que eles estão comprando tem um valor, e a nossa audiência online (que não compra a versão impressa), que para acessar o conteúdo online. terão que registrar e pagar.”. A estratégia diz que o jornal é um produto, uma marca comercial, em versão impressa ou online, que tem um valor de custo.

O controlador do Wall Street Journal já havia anunciado que a edição online deve apostar em micropagamentos, onde os leitores poderiam pagar taxas pequenas apenas pelos artigos que consideram interessantes.

Fonte: Media Post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s