Má-fé: o perigo do conhecimento compartilhado

Um estudante que colabora com sites de compartilhamento inventou uma mentira na Wikipedia e enganou não só leitores leigos como grandes jornais do mundo. Ele criou uma citação logo após a morte do compositor Maurice Jarre.

wiki“Quando eu morrer, haverá uma valsa de despedida tocando em minha cabeça, que só eu poderei ouvir”, foi a frase atribuída ao compositor Maurice Jarre. Shane Fitzgerald, 22 anos, postou a frase na enciclopédia colaborativa imediatamente depois do anúncio da morte.

O espertinho é estudante de sociologia da Universidade de Dublin e disse que, com isso, esperava que blogs e talvez alguns jornais utilizassem a frase. No entanto, não pensou que grandes publicações confiariam na Wikipedia, sem checar a informação nela divulgada.

“Eu estava errado. Bons jornais da Inglaterra, Índia, Estados Unidos e até Austrália usaram minhas palavras quando noticiaram a morte de Jarre”, escreveu Fitzgerald em um artigo divulgado no jornal “Irish Times”, entitulado “Jornalismo preguiçoso expõe embuste online”. Segundo a agência de notícias Reuters, o “ The Guardian” caiu na história e fez uma correção em seu obituário, dizendo que a frase tinha sido criada na Wikipedia e se espalhou por outros sites.

Jarre compôs trilhas sonoras de filmes que fizeram a história do cinema, como “Lawrence da Arábia” (1962), “Doutor Jivago” (1965), e “Passagem para a Índia”, (1984). Ele morreu aos 84 anos de idade, em Los Angeles (Estados Unidos).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s