O custo do compartilhamento na web 2.0

A web produz um paradoxo entre audiência, posição geográfica e sustentabilidade. Essa é a realidade que empresas de web enfrentam na era da web 2.0_  do compartilhamento, acesso gratuito e produção coletiva. Empresas de web que se baseiam em publicidade e conteúdo free estão vivendo um dos momentos de maior crescimento nos países em desenvolvimento. Mas esses são também os lugares onde o custo operacional é mais alto.

As empresas precisam de mais servidores para tornar o conteúdo disponível para países que tem banda larga limitada. E nestas regiões, as receitas com propagandas dificilmente se traduzem em lucro ou mesmo pagam a operação.

No Brasil, os sites de jornalismo enfrentam um dilema. O custo de um conteúdo de qualidade é alto, mas o acesso gratuito, que domina a internet hoje, e o disparate entre receita e despesas, desperta o questionamento sobre auto-sustentabilidade deste serviço na web.

Uma das possibilidades cogitadas são os micropagamentos por conteúdos determinados, mas a questão é polêmica, já que o copiar/colar é ação predominante no território livre da rede.

E enquanto o paradoxo da sustentabilidade se impõe, os internautas brasileiros podem acabar prejudicados.  Segundo uma reportagem do NYT, empresários da web estudam reduzir banda nos países desenvolvidos, implementar conexão mais lenta (estratégia do You Tube), reduzir a qualidade de vídeo e fotografia (estratégia do Facebook) ou mesmo medidas mais radicias como restringir acesso a sites em determinados países. É o caso do site Veoh, que inclusive já fechou o acesso aos internautas brasileiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s