Bairros brasileiros chegam antes dos americanos

Comentei sobre o novo blog do New York Times, que começa a investir em hiperlocalismo. É uma novidade para um jornal americano com cunho nacional, mas não é exatamente uma novidade no Brasil. O jornal O Globo tem um secção online chamada bairros.com com notícias do Rio de Janeiro. Já o tabloide Zero Hora tem os blogs dos bairros, como o ZH Moinhos_ como bem lembrou a Mirella Nascimento, editora desse caderno de ZH.

Aliás, Zero Hora tem servido de case na era da web 2.0 pelo mundo afora. Em fevereiro, o modelo de interatividade com o leitor usado pelo jornal foi citado no 23° Congresso Internacional de Comunicação que a Universidade de Navarra realiza na Espanha anualmente, segundo o jornalista Mario Lima Cavalcanti, editor do site jornalistas da web.

Com a fama internacional de ZH, não duvido que o NYT tenha se inspirado no blog dos bairros de Porto Alegre para criar o The Local, afinal até um conselho de leitor para atualizar os posts foi criado, tal e qual os blogueiros daqui. Tá, se eu olhar menos pro meu umbigo, talvez tenha sido coincidência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s