Ferramenta para jornalistas online

O conceito de reportagem assistida por computador está sendo repensado por teóricos do jornalismo. Isso porque hoje todas as reportagens são feitas com ajuda de ferramentas eletrônicas, independente da plataforma em que serão veiculadas. Mas eu penso que o conceito poderia ser modificado para reportagem assistida por sites de banco de dados.

Cada vez mais endereços eletrônicos disponibilizam dados para pesquisas de jornalistas. Basta ter o conhecimento para analisar as planilhas e gráficos e o resultado podem ser reportagens completas e interessantes. 

Nos EUA esse tipo de reportagem já é muito utilizada. E ainda surgem novas fontes para facilitar o trabalho dos repórteres seja pelo governo, seja pela iniciativa de empresas ou ongs.  O ProPublica, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao jornalismo investigativo, acaba de lançar o ChangeTracker, uma ferramenta que monitora páginas do governo dos Estados Unidos, como whitehouse.gov, recovery.gov e financialstability.gov.

Cada atualização ou item apagado nos sites governamentais será disponibilizado na página do Propublica e no endereço da organização no Twitter. Também é possível assinar o serviço e receber alertas no próprio computador.

O ProPublica fornece também informações sobre a construção do rastreador. Saiba mais aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s