Opinião sobre produtos influencia compras

Durante o Campus Party, o IBOPE fez um levantamento para mostrar que uso da mídia social influencia hábitos de consumo. Nos dias 20 e 21 de janeiro, o IBOPE Inteligência entrevistou 600 participantes da Campus Party, um dos maiores eventos sobre tecnologias digitais do mundo. Os resultados da enquete servirão para traçar um perfil dos heavy-users de tecnologias digitais no Brasil e também para aumentar a compreensão sobre os hábitos e atitudes dos internautas em relação às tecnologias colaborativas.

Entre os principais resultados, o IBOPE Inteligência destaca:

– 87% dos entrevistados possuem perfil em algum site de relacionamento e, deste total, 17% atualizam o perfil pelo menos uma vez por dia.
– Diariamente, 34% deixam mensagens ou imagens no perfil de outras pessoas.
– 91% dos entrevistados possuem interesse em blogs (embora apenas 31% declaram ser autores de um blog).
– O índice de leitura diária atinge 38% e o índice de atualização diária (entre os autores) é de 29%.
– Em relação aos comentários em blogs de outras pessoas, 32% dos usuários de blogs fazem pelo menos um “post” por semana (12% o fazem pelo menos uma vez por dia). Cerca de 21% dos entrevistados contribuem diariamente para algum fórum de discussão e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana (16% o fazem várias vezes ao dia).
– 36% dos entrevistados já contribuíram pelo menos uma vez na edição de artigos em Wikis e 87% utilizam Wikis como fonte de informação sobre diversos assuntos (incluindo empresas, produtos, etc).
– 50% dos entrevistados já fizeram tags para outras páginas da web e 28% utilizam tecnologias RSS com frequência diária.
– O Twitter é utilizado por 24% dos entrevistados, mas a frequência de acompanhamento chega a “várias vezes ao dia” por parte de 11% deles.
– As principais motivações para utilização das diversas tecnologias colaborativas são a diversão (29%), seguida pelo desenvolvimento profissional/vantagens financeiras (25%) e aprendizagem e educação (24%). Quinze por cento dos entrevistados afirmam utilizar estas tecnologias para “ajudar os outros e/ou a comunidade”.
– Entre os principais bens e serviço s que os participantes da Campus Party pretendem adquirir em 2009, o ítem “viagens”, com 52%, supera o esperado “Computador/Hardware”, com 48%, seguido (na contramão da crise) pelo automóvel (28%), máquina fotográfica digital (25%), software (23%), telefone celular (20%) e smartphones (16%).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s