Filas são mania brasileira ou americana?

Brasileiro adora entrar em filas, o paulistano exagera na quantidade delas por todos os lados. O que eu não sabia era que essa cultura vinha dos EUA.

E como eu não nego a raça, peguei uma série de filas para conseguir o visto para pisar novamente na terra do tio Sam. Afinal, por algumas coisas vale a pena esperar em pé por três horas. Um visto por dez anos é uma delas.

No país do consumismo, esperar para comprar um produto com 50% de desconto, por um café na Starbucks, para comer um hambúrguer ou andar de montanha russa na Disney é natural. Assim como uma multidão fez questão de fazer fila para assistir à posse do novo presidente, quero dizer, fila foi bondade minha. Na verdade foi uma aglomeração, e fico imaginando como alguns não morreram pisoteados.

Tudo bem, eu compreendo a questão cultural. O que eu não consigo aceitar é por que foi preciso ficar três horas na fila para ser entrevistada(ou seria olhada?) por 10 segundos e ter o visto liberado. Hummm… talvez a fila seja um ritual tão valorizado nos EUA que o simples fato de aguentar uma manhã inteira ali no consulado foi a minha prova de fogo. Só pode ser essa a explicação.

Deixe um comentário

