Presidente da Era online

Barack Obama promete ser o presidente da era online, assim como Kennedy foi o presidente pioneiro no uso da televisão para se comunicar com as multidões. Na campanha, Obama obteve um apoio massivo de eleitores via web, principalmente do público mais jovem. Foi por meio da página de campanha que recebeu a maior parte das doações para seu comitê.

As redes sociais na internet potencializaram a candidatura e ajudaram o futuro presidente dos EUA a navegar rumo à Casa Branca. Já no ato de posse, a equipe de Obama dá sinais de que a web marcará presença nos próximos cinco anos de governo. A cerimônia tem um website próprio, o pic2009.org, que oferece ferramentas para a participação para o cidadão.

O desenho do site oficial da posse lembra os sites de campanha (MyBarackObama e Change.gov) no layout, cores e recursos

 O site coleciona emails de milhões de eleitores que apoiaram a campanha, oferece serviços como uma interface de mapa para ajudar os fãs a encontrarem os eventos da posse e estimula que cidadãos se inscrevam e promovam festas nas suas vizinhanças. O site é atualizado diariamente com textos, videos do YouTube e audioslides. O site ainda oferece notícias no Twitter (um site que mantém os inscritos bem informados sobre determinados assuntos) e serviço de notícias para telefone celular.

No dia 20 de janeiro, a cerimônia de posse será transmitida ao vivo pelo site. E a organização do evento oferece ainda imagens em tempo real de algumas festas da posse. A mais aguardada é a festa Neighborhood Ball, que deve ser a primeira parada para a família Obama. A festa da juventude será transmitida também pelo site, em parceria com a MTV. Mas como serão muitas comemorações, nem todas terão uma câmera Big Brother posicionada.

Obama começa a caminhada com o máximo de exposição e visibilidade, que pode indicar transparência nas decisões e nos atos politicos ou ficar no populismo online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s